A comerciante aposentada, Nair Costa da Costa, filha de Diniz José da Costa e Maria Francisca da Costa, ambos falecidos, era de Tupanciretã. Nair teve quatro irmãos, Argemiro, Aura, Ilda e Maria da Costa. Do casamento com Frederico da Costa, ela teve os filhos, Augusto Cezar, Celio, Frederico e Valéria da Costa.
style="width: 50%;" data-filename="retriever">
A comerciante escolheu Santa Maria para morar ainda jovem e viveu mais de 70 anos no Coração do Rio Grande. Dedicada a todos que a cercavam, ela adorava os netos Thiago, Enzo, Beatrice, Mellany, isabelly e Camilly da Costa.
Segundo Valéria, a idade era apenas um número para Nair. Atenta aos acontecimentos à volta, mantinha-se atualizada com as notícias do dia.
- Ela não dispensava um passeio no shopping, acompanhado de um bom café - lembra, com carinho, a filha.
A matriarca mantinha uma rotina ativa. Nos últimos anos, participou de grupo de dança Mexe Coração, gostava de viajar e não dispensava uma boa conversa com as amigas.
De acordo com Valéria, nem o mal Alzheimer tirou o entusiasmo de Nair, que apesar das limitações dificuldades recorrentes da doença, não abria mão de um chimarrão bem cevado na presença dos filhos e netos.
style="width: 50%;" data-filename="retriever">
Para o genro, João Batista Fagundes Carvalho, fica a lembrança de uma mulher humana, caridosa, que encantava a todos com o jeito meigo de ser e levar a vida.
- Espero carregar sempre o legado de carinho que ela deixa em nós. Ser gentil era o estilo e o lema de vida de Nair.
Ainda conforme Valéria, os netos adoravam se divertir com a avó, que era a animação em pessoa.
- Para ela não tinha tempo ruim. Tinha sempre com um sorriso lindo no rosto. Agora, ficam o amor e a saudade eternos - diz, emocionada.
Nair Costa da Costa morreu em 24 de dezembro, aos 81 anos, por conta de parada cardíaca e insuficiência respiratória. A comerciante foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Municipal de Santa Maria.
style="width: 50%;" data-filename="retriever">